quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Participação da Biblioteca Escolar no dia da Escola Bento Rodrigues

 A Biblioteca Escolar não podia deixar de estar presente neste evento, que premiou os alunos/as que se distinguiram pelo seu mérito académico, cívico e social, desportivo, de superação, artístico e científico-tecnológico, representando 26% do universo da escola Bento Rodrigues. Desta forma, foram oferecidos 96 livros aos alunos que se distinguiram pelos seus resultados académicos e 18 livros aos respetivos Diretores de Turma.

Esta simbólica oferta só foi possível graças aos donativos feitos pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, ao autor José Ruy, à editora Letras Lavadas e aos herdeiros do espólio do escritor mariense Adriano Ferreira. 

Parabéns a todos os premiados e restante comunidade que esteve presente nesta bonita cerimónia de merecido reconhecimento. 


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Oferta de livros à Biblioteca Escolar

 Esta semana recebemos várias ofertas de livros para a nossa biblioteca.

O professor Daniel Gonçalves trouxe 45 livros e revistas literárias, o professor Tomás Carvalho ofereceu o livro ASTÉRIX NA LUSITÂNIA  e recebemos da Editora Caminho 4 livros novos, resultado do prémio do concurso UMA AVENTURA, ganho pela turma 6º C no ano transato. 

A equipa da biblioteca e os nossos utilizadores agradecem.

Aproveitamos para informar que a campanha OFEREÇA UM LIVRO À BIBLIOTECA decorrerá ao longo de todo o ano, por isso vai sempre a tempo de contribuir. 


terça-feira, 25 de novembro de 2025

Dia 25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica

Não há desculpas para a violência contra as mulheres.
 PREVINA. DENUNCIE. 
  

Pelo menos 24 mulheres foram assassinadas em Portugal este ano até 15 de novembro, das quais 21 como resultado de violência de género (femicídio), segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR).
 Das 24 mulheres assassinadas, dentro dos femicídios houve 16 casos nas relações de intimidade e cinco em contexto familiar, e nos três assassinatos um deveu-se a discussão pontual, outro em contexto familiar e um noutro contexto.

O documento relata ainda 50 tentativas de assassinato, das quais 40 de femicídio (38 em relações de intimidade e duas em contexto familiar) e 10 tentativas de assassinato (quatro em contexto familiar, quatro em discussão pontual, uma noutro contexto e outra em contexto omisso).

“Os dados de 2025 denotam que os femicídios e as tentativas de femicídio continuam sem abrandar em Portugal”.

É preciso lutar para mudar esta realidade. DIZ NÃO À VIOLÊNCIA!

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA - 24 de novembro

O Dia Nacional da Cultura Científica celebra-se a 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

Neste dia celebra-se o papel da ciência para o desenvolvimento humano, destacam-se grandes nomes da ciência e colocam-se desafios para fomentar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

 "Uma sociedade de cidadãos críticos e participativos deve possuir conhecimento suficiente em ciência e tecnologia para que possa existir envolvimento em discussões públicas sobre assuntos afins e ser-se consumidor cuidadoso da informação científica e tecnológica relacionada com o quotidiano"(in RRBE).


Considerando que a Biblioteca Escolar é hoje um suporte diferenciado da aprendizagem, promotora da articulação com alunos, professores, estruturas e curricula e fomentadora das relações entre a comunidade, associámo-nos ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais e preparámos algumas atividades para todos.

·       --   Vem conhecer a cientista Marie Curie que estará no Bloco de Ciências para falar da sua importância para o mundo da Física e da Química; 

     - visita a exposição Livros em ação sobre CIÊNCIA que preparámos para ti no Bloco de Ciências;

·    -  consulta o site da CIÊNCIA VIVA no blogue da biblioteca;  

     - aventura-te e testa os teus conhecimentos nos Quiz disponíveis no blogue da biblioteca.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA- Ainda vais a tempo de participar



REGULAMENTO 

  • 1-      O concurso de escrita criativa tem por objetivos estimular a criatividade e incentivar o desenvolvimento da competência escrita.

  • 2-       O presente concurso é promovido pela Biblioteca da Escola e implica a escrita de um texto subordinado ao tema Uma viagem de sonho.

  • 3-      Poderão participar no concurso os alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano), 2º /3º ciclo e ensino secundário.

  • 4-      Características dos trabalhos a apresentar:

a)       Respeito pelo tema,

b)      Tipologia textual: poema, prosa (texto narrativo ficcional, carta)

c)       O texto não pode exceder uma página A4 e tem que ter pelo menos de 100 palavras no 3º ano, 200 palavras no 4º ano e 2ºciclo e 300 palavras no 3º ciclo e Secundário.

d)      Os trabalhos são individuais;

e)       Só serão contemplados trabalhos originais.

  • 5-      Identificação dos trabalhos: nome completo, ano de escolaridade, turma e número.
  • 6-      Os trabalhos deverão ser entregues na Biblioteca Escolar da Escola Bento Rodrigues ou enviados para o email dabiblioteca
  • BibliotecaEBSSMA@edu.azores.gov.pt até ao dia de dezembro.

  • 7-      O júri apreciará os trabalhos de acordo com os seguintes critérios:

a)       Cumprimento do tema e pertinência da informação;

b)      Género/formato textual;

c)       Originalidade /criatividade

d)      Organização e coesão textuais.

e)       Correção ortográfica e riqueza vocabular

  • 8-      O júri é constituído por três elementos da equipa da Biblioteca Escolar.
  • 9-      Os trabalhos premiados serão publicados no Blogue da Biblioteca e serão integrados no livro impresso pela Biblioteca Escolar em parceria com o grupo 200.  
  • 10-  Todos os participantes terão direito a um certificado de participação.
  • 11-  Os concorrentes transmitem aos promotores desta iniciativa os direitos autorais sobre as criações que apresentem no âmbito do presente Concurso, para publicação no Jornal da escola, nas redes sociais da Biblioteca e outras formas de divulgação pública.
  • 12- Todos os casos omissos serão resolvidos pelo Júri. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Dia nacional do MAR - 16 de novembro


A celebração desta data pretende destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e o desenvolvimento do país.
Na nossa escola temos vários projetos que revelam a importância que damos a este tema: Somos ESCOLA AZUL .

Não percas o documentário "MEIA MILHA PARA BAIXO"  realizado por PEPE BRIX, que nos revela o papel pioneiro dos Açores na investigação e exploração do mar profundo, e o trabalho científico desenvolvido pela OKEANOS. 

Visita a nossa biblioteca e fica a conhecer os livros que temos disponíveis sobre o tema. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

PARAR A LER no 1º CICLO

 No dia 27 de outubro, Dia da Biblioteca Escolar, à semelhança de anos anteriores, as Bibliotecas/Salas de Leitura da Escola Básica e Secundária de Santa Maria celebraram as bibliotecas com a atividade PARAR A LER 10 minutos. Demos conta da recetividade  a esta iniciativa na Escola Bento Rodrigues, mas agora já temos informações sobre as escolas do 1º ciclo/jardins de Infância e podemos dizer que também aí foi com entusiasmo que em todas as escolinhas houve turmas que pararam para ler 10 minutos e até já o fazem todos os dias. 

Estão de parabéns os alunos e professores/as que reconhecem o papel da leitura em silêncio como uma das formas de desenvolver a compreensão e concentração, ao mesmo tempo que favorece a autonomia e a fluência mental.

Aqui fica o registo da atividade.









quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Na Biblioteca Escolar preparam-se os prémios de mérito

 À semelhança do ano letivo transato, a Biblioteca Escolar vai associar-se à cerimónia de entrega de prémios aos alunos que se distinguiram pelo seu mérito académico. O evento terá lugar no dia 27 de novembro, dia em que se celebra o Dia da Escola Bento Rodrigues. 

De referir que para estes prémios contámos com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, do autor José Ruy, da editora Letras Lavadas e dos herdeiros do espólio do escritor mariense Adriano Ferreira. 

Porque somos Escola Azul e Eco-Escola e porque acreditamos que todos os gestos contam, preparámos as nossas embalagens com materiais reutilizados e já pusemos mãos à obra. 



quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Um livro... um autor das ilhas - JOÃO DE MELO

 


João de Melo nasceu nos Açores, em 1949, no entanto, após concluir o ensino primário, mudou-se para o continente. Depois de participar na guerra colonial em Angola, trabalhou na vida sindical, foi editor de autores portugueses, crítico literário, professor dos ensinos secundário e superior e, a convite do governo português, foi ainda conselheiro cultural junto da embaixada de Portugal em Espanha, desempenhando o cargo até 2010.

O livro mais conhecido, Gente Feliz com Lágrimas, um romance lançado em 1988, foi a obra que atribuiu ao autor cinco prémios literários e traduções em dez países diferentes, acabando por ser adaptado ao teatro, a um telefilme e ainda a uma série de televisão.

 

Vem conhecer os livros do autor que temos na biblioteca.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A Inteligência Artificial e a Biblioteca Escolar

     Integrada no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e inserida no tema escolhido este ano “A Inteligência Artificial na Biblioteca Escolar", a  Biblioteca Escolar da Escola Bento Rodrigues promoveu a palestra A IA e a BE- Amigos ou Rivais?, que reuniu alunos, professores e funcionários. A sessão, conduzida pelo professor Nuno Mendes, abordou os conceitos e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), bem como os seus desafios e oportunidades no contexto educativo. Os participantes refletiram sobre o papel da IA na aprendizagem e na pesquisa de informação e tiveram oportunidade de dar a sua opinião e esclarecer algumas dúvidas sobre a forma como devem usar a inteligência artificial na escola.

O professor sublinhou a importância de desenvolver pensamento crítico e de usar a IA de forma ética e responsável, respeitando os direitos de autor e a privacidade. Propôs ainda a criação de um código de ética escolar para orientar o uso destas ferramentas.

No final da sessão todos consideraram ter ficado mais esclarecidos e alertados para a utilização da Inteligência Artificial como uma ferramenta de auxilio e não de substituição ao estudo.







Exposição de livros de ASTERIX na Biblioteca Escolar

A 29 de outubro de 1959 surge uma revista de Banda Desenhada francesa com os primeiros desenhos da personagem ASTERIX, tendo como base o povo gaulês e o seu grande chefe guerreiro VERCINGETORIX.

Escrita inicialmente por René Goscinny e desenhada por Alberto Uderzo, este último assume também o enredo, após o falecimento do seu criador literário.

Atualmente, novos álbuns de Asterix continuam a ser editados por uma nova dupla: Jean-Yves Ferri e Didier Conrad.

Traduzidos em quase todas as línguas do mundo, incluindo o mirandês e o latim, e adotados ao cinema, os álbuns com as aventuras de Asterix constituem sempre um assinalável êxito atravessando sucessivas gerações de fãs.

Recentemente foi publicada mais uma aventura, dedicada desta vez a Portugal. No livro, Asterix na Lusitânia , as aventuras dos gauleses passam por Lisboa e incluem várias referências aos hábitos e expressões portugueses.


Atendendo ao interesse dos nosso alunos e professores pelos livros do ASTERIX que temos na biblioteca e, considerando-se um fã desta BD, o professor Tomás Carvalho preparou uma exposição na biblioteca, que não podes perder. Brevemente vamos ter também à vossa disposição o mais recente livro desta BD.

Visita a exposição e tira uma foto com o ASTERIX.



terça-feira, 28 de outubro de 2025

Dia 29 de outubro vem assistir à palestra


 

No âmbito do Projeto da Biblioteca Escolar, realizou-se a atividade “10 Minutos a Ler”, que contou com uma ampla adesão por parte de toda a comunidade escolar. Durante alguns minutos, o quotidiano da escola abrandou para dar lugar ao prazer da leitura, num momento de silêncio e partilha em torno dos livros.

Participaram várias turmas, entre as quais o 6.º B, 8.º A, B e C, 11.º E e F e 12.º A, C, D e E, demonstrando entusiasmo e interesse em fazer parte desta iniciativa. As salas de aula transformaram-se em pequenos espaços de leitura, onde alunos e professores dedicaram um tempo especial à descoberta de histórias, ideias e emoções.
Mas a leitura não se ficou pelas salas de aula, entrou também na cozinha, na secretaria, na sala de professores e noutros espaços da escola, envolvendo todos aqueles que, diariamente, contribuem para a vida escolar.
A leitura, além de ser uma fonte de conhecimento e inspiração, estimula a imaginação, enriquece o vocabulário e desenvolve o pensamento crítico. Momentos como este reforçam a importância de criar hábitos de leitura diários, contribuindo para o sucesso escolar e pessoal dos alunos.
As fotografias tiradas durante a atividade mostram o envolvimento e a concentração dos participantes, testemunhando o impacto positivo que a leitura pode ter quando é valorizada e partilhada em comunidade.
A Biblioteca Escolar agradece a todos os que colaboraram e convida toda a comunidade a continuar a reservar, todos os dias, 10 minutos para ler.
Clube de comunicação da EBSSM


De referir que, de acordo com informações que chegaram à Biblioteca, também participaram na atividade as turmas do 5º A,B e C, 6ºA e 6º C todas as turmas do 7º ano e as turmas do 11º B e D.