sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Um livro... um autor... das ilhas: DANIEL GONÇALVES

Daniel Gonçalves nasceu em Wetzikon, Suíça, em 1975.

Viveu em Santo Tirso, Braga e Viana do Castelo. Atualmente, vive na ilha açoriana de Santa Maria, onde exerceu funções como professor de Português no ensino Básico e Secundário da Escola Bento Rodrigues até ao ano de 2021, altura em que saiu temporariamente do ensino, para exercer funções de delegado, na ilha de Santa Maria, da Direção Regional das Obras Públicas.

Iniciou a sua atividade literária ainda na adolescência e tem visto a sua obra poética reconhecida com a atribuição de vários prémios: Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores APE/IPLB, o Prémio de Poesia Cesário Verde, o Prémio Labjovem Jovens Criadores dos Açores, Prémio de Poesia Manuel Alegre, Prémio Literário António Cabral, Prémio Literário Cidade de Almada, Prémio de Poesia Manuel Maria Barbosa du Bocage, entre outros, e, recentemente, o prémio cidade de Almada (2023).

Tem colaborado em diversas revistas, participado em várias antologias poéticas e publicado com regularidade livros de poesia.

 Para além do reconhecido valor como poeta, Daniel Gonçalves têm-se destacado também pela sua participação cívica: foi coordenador do Grupo de Ação Local de Santa Maria no âmbito do "Projecto Raízes II" entre 2005 e 2007; exerceu o cargo de presidente da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria (AJISM) entre 2007-2012, foi presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara e presidente do Conselho de Ilha.

É com enorme prazer que expomos este mês os livros do escritor que pertencem ao espólio da Biblioteca Escolar e vos convidamos a saber mais sobre o escritor, poeta, professor e cidadão do mundo, que deixou a sua marca na Escola Bento Rodrigues e continua a abrir-nos caminhos com as suas palavras e ações.

Sem comentários:

Enviar um comentário