segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres | 25 de novembro

A violência contra as mulheres e as raparigas continua a ser uma das violações dos direitos humanos mais frequentes e generalizadas no mundo. A nível mundial, quase uma em cada três mulheres foi vítima de violência física e/ou sexual cometida por um parceiro íntimo, de violência sexual sem parceiro, ou de ambas, pelo menos uma vez na vida (ONU).

Para pelo menos 51 100 mulheres, em 2023, o ciclo de violência de género terminou com um último e brutal ato – o seu homicídio por parceiros e familiares. Isto significa que uma mulher foi morta a cada 10 minutos (ONU).

Em 2024, o dia 25 de novembro marcará o lançamento da campanha promovida pela ONU Mulheres, “There is #NoExcuse for violence against women and girls” (Não há Desculpa para a Violência Contra as Mulheres e as Raparigas), uma iniciativa de 16 dias de ação que termina no dia em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Pretende acabar com a Violência contra as Mulheres e chamar a atenção para a preocupante escalada da violência contra as mulheres que muitas das vezes termina no seu assassinato.

Em Portugal, no 3º trimestre do ano registaram-se 8415 ocorrências participadas às forças de segurança, contra 7738 registadas no 2º trimestre.

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou 25 mulheres assassinadas em Portugal, entre o início do ano e 15 de novembro, das quais 20 femicídios, segundo dados preliminares.

Estes dados confirmam-nos a necessidade de persistir neste combate que parece ainda longe de estar ganho. 

                                                                              In Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)

Vamos aceitar o desafio da Direção Geral da Educação e, até ao dia 10 de dezembro, vamos plantar uma flor. Usemos as flores, que precisam, tal como as relações, de constante cuidado (de rega, de luz, de atenção), enquanto símbolos de afeto e prevenção da violência.

O respeito, a confiança, a empatia, o afeto são ingredientes de uma Relação Saudável.

 Se estás ou conheces quem esteja numa relação afetiva tóxica, denuncia!

Sem comentários:

Enviar um comentário