terça-feira, 24 de setembro de 2024

26 de SETEMBRO - Dia EUROPEU DAS LÍNGUAS


2024: Languages for Peace

Por toda a Europa, 700 milhões de Europeus dos 46 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.
O tema escolhido este ano é «Línguas para a Paz» e pretende destacar a forma como a diversidade linguística e a educação linguística podem desempenhar um papel fundamental na promoção de uma cultura de paz, convivência e democracia.

VISITA A EXPOSIÇÃO de Cartazes que os alunos preparam nas aulas de Línguas - HALL da BIBLIOTECA 

CURIOSIDADES

- 7000 lìnguas faladas pelo ser humano.

-  Uma das línguas consideradas mais difíceis é o basco, falado nos Países Bascos, na Espanha. Ela não tem relação com nenhuma outra língua do mundo e sua estrutura gramatical é bastante complicada.

- Os dez idiomas mais falados do mundo atualmente são chinês, inglês, híndi, russo, espanhol, japonês, alemão, indonésio, português e francês.

A UE tem 24 línguas oficiais: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.

Sem comentários:

Enviar um comentário