terça-feira, 5 de março de 2024

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março. O dia é assinalado desde o início do século XX. O tema a celebrar este ano é #inspirarinclusão.


Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.

SABIAS QUE...

- as cores associadas à celebração do Dia Internacional da Mulher são o roxo , o verde e o branco; o roxo significa dignidade e justiça, verde significa esperança, e branco significa pureza.

 É feriado oficial em 24 países e na China, na Macedónia, em Madagáscar e no Nepal é feriado só para as mulheres.

-  Apesar de ser um dia criado por mulheres e para mulheres, também muitos homens aproveitam este dia para honrar as lutas das mulheres e assumir os valores do feminismo.

- Durante os anos 30, no Estado Novo, as mulheres ficavam confinadas ao lar e só podiam trabalhar com a autorização do marido, que geria o seu ordenado. Nos anos 60, começa a falar-se em igualdade salarial e, em 1968, as mulheres passam a ter direito a voto – mas apenas as que soubessem ler e escrever.

- No 25 de abril de 1974 chegou, finalmente, a igualdade de todos os cidadãos perante a lei. Mas só em 1982, com a Reforma Penal, é que os maridos e os pais deixam de poder abrir a correspondência das mulheres e filhas. A legalização do aborto só aconteceu em 2007, mas até 1984 era proibido e considerado crime, em Portugal.

Em pleno século XXI, as mulheres em muitos casos ainda recebem menos 13% que os homens, o equivalente a 48 dias por ano sem remuneração. 

- Movimentos como #MeToo e #TimesUp ganharam destaque internacional, destacando a luta contra o assédio sexual e a discriminação.

Visita a Biblioteca Escolar e fica a conhecer algumas das vozes femininas da literatura portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário