Natália de Oliveira Correia foi uma escritora nascida na ilha de S. Miguel no dia 13 de setembro de 1923.
Destacou-se em diversas vertentes da escrita como a poesia, o teatro, o romance, a tradução, o jornalismo e foi também editora. Colaborou com frequência em diversas publicações portuguesas e estrangeiras.
Durante a década de 1950 e 1960 na sua casa reunia-se uma das mais conhecidas tertúlias de Lisboa, onde compareciam as mais destacadas figuras das artes, letras e da política(oposicionista) portuguesas e também internacionais. A partir de 1970 essas reuniões passaram a ter lugar no bar Botequim.
Natália ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções sociais, vigorosa e polémica, o que se reflete na sua escrita.
Foi deputada na Assembleia da República entre 1980-1991 tendo participado politicamente ao nível da cultura, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres.
Morreu no dia 16 de março de 1993 com um ataque cardíaco deixando uma obra de indiscutível valor na cultura portuguesa.
Legou a maioria dos seus bens à Região Autónoma dos Açores que nesta quarta-feira, dia que se celebra o centenário do seu nascimento, inaugura na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada a exposição "Natália Correia - Libertação e Absoluto", para completar a exposição permanente " Natália Correia : do Universo íntimo - ambientes e arte".
Conhecer a obra de Natália Correia é recordar uma vida que é também um retrato do país, da ditadura à democracia.
Na Biblioteca Escolar da escola Bento Rodrigues preparámos uma pequena exposição com os livros que fazem parte da nossa coleção.
Visita-nos e requisita um livro da autora.
Sem comentários:
Enviar um comentário